quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Quanto vale uma simples  sandálias para você?
Andando pelas ruas do centro de Anápolis, uma coisa logo se percebe.
 A facilidade  na hora de escolher um calçado,como em todas as cidades dos Pais.
As lojas estão a amarrotadas de ofertas e desfiles de calçados, de todos os tipos, cores e gostos.
Existe até as lojas exclusivas  onde se encontram as famosas, havaianas legítimas, saindo daquele modelo básico de uma só cor bem masculina até as com onças, araras ,a selva estampadas em seus solados .
Fui pesquisar sobre este fenomenal calçado, descobri que foi feita a primeira em 1962, Inspirada em uma sandália japonesa, quem a  usava eram os agricultores japoneses.
 Típica sandália de dedo feita de palha de arroz e usada pelos agricultores japoneses, a real fonte de criação das sandálias HAVAIANAS.
Lançada  no  14 de junho de 1962 pela empresa Alpargatas São Paulo, inspiração de uma sandália japonesa, que era feita de tiras de pano e sola de palha de arroz.
Seu nome foi inspirado no Havaí, o paraíso do sol e do mar, esse nome era considerado ideal, já que a sandália era adequada para o uso em países de clima quente, pois deixava os pés descobertos, evitando o excesso de transpiração.
Desde então, quem não se lembra da importância desta sandália ela passou a fazer parte da vida dos brasileiros.
  Veio para ficar  conquistou o gosto de ricos e pobres ,por ser versátil e pratica ,quem não se lembra do slogan ‘as legítimas’ ,não deforma, não soltam as tiras , sem cheiro, invadiu as praias do pais inteiro.Agitou muito as décadas de 70 e 80 , conquistou o campo, vilarejos cidadezinhas, passou a ser uma mania nacional, as celebridades nacionais passaram a usar e divulgar esta marca brasileira.Hoje é muito chique andar nas grandes cidades de havaianas nos pés, caiu o preconceito sobre ser um artigo de pobre.
Em 2000 ela se tornou mania internacional. Hoje para os apaixonados por ela existem lojas inteiras, onde você pode dispor de vários modelos.
As pesquisas dizem  que:
- A cada três brasileiros, dois em média consomem um par de HAVAIANAS por ano.
- ocupa a posição de número 37 no ranking das marcas mais valiosas do Brasil.
- Faturamento: R$ 1 bilhão (estimado)
Andando pelas ruas de Anápolis, um  fato tomou conta da minha mente, séria possível medir a kl metragem de uma havaianas?
Parece loucura neh!!  Mas eu explico.
Na cidade pode até ser que agente posse um ano inteiro com a mesma havaiana, se bem que é difícil de acreditar nesta afirmação, porque as facilidades de adquiri-las ,são tão fáceis que não nos contentamos com só uma por ano.
Mas eu conheço um pessoal que entra neste cálculo sim, moramos em uma área de difícil acesso.
Onde qualquer coisa é difícil de chegar, por isso tudo que se tem é precioso e de muito valor, e as famosas sandálias tem um tratamento diferenciado, eles sim possuem um só par.
E cuidam bem deste um, pois se arrebentar eles estão em apuros, pois andam muito pelas matas tropicais. Onde inesperadamente muitos perigos podem ocorre, desdê um simples atraso na viagem, até um profundo ferimento nos pés desprotegidos. Tipo, espinhos, tocos no caminho, bolhas, cobras, aranhas escorpiões.
Para este pessoal, não existe botas, pois seus pés são deformados por causa do constante andar de pés no chão.
Não sei como foi que as sandálias veio a fazer parte de sues objetos  de extrema necessidade entre eles, mas agora virou uma mania, uma febre ,uma necessidade básica, assim como o fogo serve para aquece-los, as sandálias servem para proteger seus pés ,pois são andarilhos, nômades a maior parte do ano.
Mas muitas vezes por não ter outro par para substituir os surrados calçados, eles imprevisão, dão um jeitinho bem brasileiro e nada original, concertam as sandálias com arames.
Outros por não ter habilidade de andar com elas amarram tiras de pano no calcanhar até dominar o andar.
Muitos já usaram tanto que não existe sola mais os  calcanhares ficam expostos ao chão, mas mesmo assim são usadas.
Que bom seria se este pessoal tivesse a mesma facilidade que nós temos de poder compra-las aos montes.
Diante do luxo dos grandes centros urbanos, fiquei muito comovida com a urgente necessidade daquele povo carente feliz por ter apenas um par nos pés maltratados.
Porque as estampas em detalhes da selva já faz parte do dia deles.
Creio que este povo merece ganhar toda uma coleção, pois, os criadores da sandália  estão divulgando o habitat natural, a fonte de inspiração são as estampas das selvas brasileiras, assim o mundo inteiro conhece o Brasil.
De certa forma o mundo todo conhece o lugar de origem deste povo, tem conhecimento tanto da fauna, como da flora, mas desconhece os habitantes que vivem perambulando por eles descalços ainda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário